Faça Chuva Faça Sol, 12 Fev. 2022

Do Algarve ao Douro, neste episódio conhecemos vários projectos em que a inovação tecnológica vem potenciar métodos de produção tradicionais.

Temporada

6

Episódio

5

Neste programa, viajamos até ao Sul do país para conhecermos o trabalho do Centro de Experimentação Agrária de Tavira. Este espaço agroambiental único alberga uma coleção com mais de 1.000 fruteiras e espécies autóctones da região do Algarve. As amostras são o resultado do trabalho da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve que desde 2011 recolhe, caracteriza e preserva material genético destes materiais. 


A próxima paragem é na mais antiga Região Demarcada do Mundo, o Douro. Para contrariar a falta de mão de obra e as difíceis condições do terreno, a maior produtora de Vinhos do Porto, a Symington Family Estates, apostou na inovação e promoveu a concepção de uma máquina capaz de fazer a vindima nas íngremes encostas. É a prova que tradição e inovação tecnológica podem caminhar lado a lado. 


Por fim, descubra a VGT Portugal, que tem na Cooperativa Agrícola Mouchão do Inglês, em Alpiarça, a sua principal fonte de produção. Os hortícolas cultivados por esta estrutura já conquistaram o mercado internacional, com as exportações a representarem 70% da faturação.