Faça Chuva Faça Sol, 08 Jan. 2022

O consumidor aprecia frutos secos e tem vindo a aumentar a procura por este alimento. Os agricultores respondem com aquilo que melhor sabem fazer: produzir alimentos de qualidade e de forma sustentável.

Temporada

6

Episódio

1

O destaque deste programa vai para a fileira dos frutos secos nacionais. O consumidor aprecia frutos secos e tem vindo a aumentar a procura por este alimento. Os agricultores respondem com aquilo que melhor sabem fazer: produzir alimentos de qualidade e de forma sustentável. 


No Alentejo, conhecemos o projeto Nogam, empreendido pelo Grupo Sogepoc, e que conta com 615 ha de produção de noz. À produção agrícola junta-se a unidade de processamento onde tratam este fruto seco e o preparam para ser comercializado. Trás-os-Montes é uma região amplamente conhecida também pela produção de frutos secos, nomeadamente a castanha. 


Mas neste programa descobrimos que muito mais se reproduz nesta terra fria. Um grupo de jovens produtores, apoiados pela Cooperativa Soutos Os Cavaleiros, revitalizou um pomar de aveleiras e quer tornar-se num polo de referência mundial na produção de avelãs. 


Por fim, conhecemos Amílcar Sampaio Rodrigues, um aposentado da engenharia mecânica que se descreve como um apaixonado agricultor que apostou na cultura do pistácio em modo de produção biológico.