A produção de Milho em Portugal

5/12/2021

No Episódio 28, o Faça Chuva Faça Sol é dedicado ao Milho.

O milho é uma importante cultura para a agricultura nacional. De norte a sul do Tejo é possível encontrar grandes extensões de terra cultivadas com este cereal. Atualmente, o preço pago ao produtor é recompensador, mas os desafios são grandes. 


  • Os produtores de milho estão apreensivos em relação ao futuro.


Os produtores de milho há alguns anos que veem o seu trabalho ser bem remunerado. O preço pago ao agricultor de milho é elevado. Mas a cultura tem os seus desafios e os produtores estão apreensivos em relação ao futuro. 


Produção de milho em Portugal, de norte a sul 


No vale do Sorraia falamos com o produtor Manuel Paim que nos conta os desafios da cultura e como utiliza a maquinaria na colheita do milho. No Ribatejo, Joaquim Pedro Torres partilha também as inquietudes de quem trabalha neste setor. Mais a sul, em Alvalade do Sado conhecemos um exemplo de economia circular. O grupo Valouro produz milho que servirá para alimentar os pintos que criam, garantindo assim que tem sempre alimento disponível e de alta qualidade. Por fim, na região centro falamos com a Cooperativa Agrícola de Coimbra, um exemplo de resiliência. Os agricultores desta região viram a sua produção devastada por uma intempérie numa fase inicial. Mas, apesar da quebra de produção acentuada não baixam os braços e continuam a trabalhar para salvar o que foi possível. Tempo ainda para saber como correu o Dia de Campo INOVMILHO deste ano.