A produção de Castanha em Portugal

13/12/2021

No episódio 29, vamos ver como correu o ano da Castanha

Neste programa, a castanha é a protagonista. Fazemos um périplo pelas principais regiões produtoras para conhecer este fruto seco que é um importante dinamizador económico.

O esforço dos produtores por valorizar o produto mesmo em ano difícil

O ano agrícola não foi dos mais favoráveis para a produção de castanha. Ainda assim, os produtores mostram-se satisfeitos porque a qualidade é extrema. Em Marvão, conhecemos um projeto de produção de castanha e de valorização deste produto que é transformado em farinha, biscoitos, doces e muitas outras iguarias.

Apanha da Castanha em Sernancelhe

Seguimos para Sernancelhe onde conhecemos dois métodos diferentes de apanha da castanha. Primeiro, o ouriço tem de cair da árvore. Depois pode ser apanhado com a ajuda de um aspirador ou simplesmente à mão. Também nesta região, visitámos a Frusantos, uma empresa que agrupa a produção e assegura ao produtor a sua comercialização.

Terminamos a norte, em Macedo de Cavaleiros, onde acompanhamos duas gerações de produtores de castanhas. A transmissão de uma cultura de pai para filho, que contam com a Cooperativa Soutos Os Cavaleiros para processar e comercializar a produção da região.