Faça Chuva Faça Sol, 17 setembro 2022

Neste programa conhecemos a arte da cocaria, cozinhar no campo para um rancho de tiradores de cortiça, e ainda a gestão tradicional do montado e da tiragem da cortiça. Tudo pela voz de duas mulheres. Temos ainda oportunidade de conhecer a Dardico, uma agroindústria que incentiva o cultivo de ervilhas. Por fim visitamos a AgroSemana - Feira Agrícola do Norte.

Temporada

7

Episódio

1

Nos meses quentes do verão, os ranchos de tiradores de cortiça povoam o montado de sobreiros para tirar a cortiça. Enquanto os homens “descascam” as árvores, a coqueira, normalmente uma mulher, prepara o almoço. A coqueira acompanha o rancho e é no campo que acende o lume e confeciona a refeição em potes de barro. Vamos conhecer Mariana da Conceição Silva, coqueira que ainda prepara o almoço dos tiradores, mas que sabe que esta arte pode estar perto do fim. Ainda na cortiça conhecemos uma outra mulher, Cristina Cayolla da Veiga, que gere o montado da forma mais tradicional possível. 

Neste programa, tempo ainda para conhecer a Dardico, uma multinacional que atua em Portugal há mais de 20 anos, vemos como é feito o congelamento de ervilhas e como a empresa apoia a produção desta leguminosa. 

Por fim, acompanhamos o evento AgroSemana - Feira Agrícola do Norte, um evento dirigido a profissionais do setor agrícola e ao público em geral, que contou com exposição de máquinas e equipamentos agrícolas e de produtos hortícolas e flores.


Consulte aqui, no site da RTP2, o horário do programa. Em RTP Play,  estão disponíveis todos os episódios do Faça Chuva Faça Sol.