Faça Chuva Faça Sol, 12 Mar. 2022

Em Portugal, os episódios de seca não são novos, atingindo ciclicamente o território nacional. Mas dada a gravidade da situação atual e o expectável agravamento nos próximos anos, o que pode ser feito? Descubra neste Faça Chuva Faça Sol.

Temporada

6

Episódio

9

Em Portugal, os episódios de seca não são novos, atingindo ciclicamente o território nacional. Contudo, com o impacto cada vez mais forte das alterações climáticas há já uma certeza: as secas são mais frequentes e intensas e as previsões indicam que este fenómeno irá acentuar-se. Numa altura em que quase todo o país atravessa uma seca severa ou extrema os agricultores já sentem os seus efeitos. 


Em Portugal, tal como noutros países mediterrânicos, as culturas têm que ser regadas no Verão, a estação mais quente e com menos precipitação, de forma a manter as produções. Dada a gravidade da situação atual e o expectável agravamento nos próximos anos, o que pode ser feito? 


Neste programa, ouvimos vários intervenientes de Norte a Sul do país para quem a falta de água é um problema estrutural que exige não uma mas várias soluções, desde a dessalinização, à reutilização de águas residuais e ao aumento da capacidade de armazenamento de água. 

Saiba mais neste episódio de Faça Chuva Faça Sol.