Faça Chuva Faça Sol, 29 de outubro 2022

As amendoeiras há muito que caracterizam a paisagem de algumas regiões do país, nomeadamente Trás-os-Montes e Algarve. Mas a disponibilidade de água noutras regiões permitiu alargar o perímetro de produção deste fruto seco. Falamos de culturas regadas e altamente tecnológicas. Conheça alguns dos projetos em desenvolvimento no país.

Temporada

6

Episódio

30

Neste programa, começamos em Campo Maior a conhecer o produtor Miguel Gonçalves que tem uma exploração com várias culturas e recentemente juntou mais uma, o amendoal. Vamos saber porquê, mas também perceber como funciona a máquina de colheita que utiliza, que é diferente do tradicional.


Seguimos para o Ribatejo onde o empresário Samuel Sanches, dedicado a outros negócios, decidiu investir na agricultura e em particular no amendoal. O seu projeto é pautado por decisões altamente pensadas e averiguadas em todas as dimensões: técnicas e económicas.


A Beira Baixa é o próximo destino para visitarmos a Duck River Agriculture, um projeto de amendoal regado e altamente tecnológico. Aqui a agricultura de precisão é o centro de toda a operação.


Terminamos o périplo na indústria, nomeadamente na Migdalo, uma empresa que processa amêndoa de cultura própria e de outros produtores.


Consulte aqui, no site da RTP2, o horário do programa. 

Em RTP Play,  estão disponíveis todos os episódios do Faça Chuva Faça Sol.