Faça Chuva Faça Sol, 15 Jan. 2022

Neste programa vamos conhecer um pouco mais sobre a produção da Maça da Beira Alta.

Temporada

6

Episódio

2

A Beira Alta, uma das principais regiões produtoras de maçã do país, está a reestruturar-se como resposta à expansão que a cultura teve nos últimos anos. Os fruticultores pretendem, sobretudo, valorizar o produto, através da escala e de maior poder negocial junto dos clientes. Ao mesmo tempo, querem tirar partido das certificações de IGP e DOP que atestam que a maçã de montanha é um produto diferenciado. É o caso da maçã Bravo de Esmolfe, uma variedade única no mundo, ali produzida. 


No coração da Beira Alta, visitamos a Quinta de Vilar que, adotando um modelo de negócio vertical, controla desde a produção de maçã até à sua transformação em snacks saudáveis. 


Já em Moimenta da Beira conhecemos a Beyra Douro Fruits, uma nova organização de produtores criada para apoiar o crescimento da cultura da macieira. Independentemente da estratégia, os fruticultores procuram, mais do que nunca, trabalhar unidos em prol de um dos principais produtos da região. Saiba mais no vídeo deste episódio do programa Faça Chuva Faça Sol.