Faça Chuva Faça Sol, 19 Mar. 2022

No final do ano passado, Portugal entregou o seu Plano Estratégico para a PAC que está em análise em Bruxelas sob uma conjuntura geopolítica diferente que traz muitas dúvidas e uma certeza: a Europa vai mudar. Falamos com alguns dirigentes que alertam para a importância do mundo rural. Neste programa, conheça a raça Jarmelista e como os agricultores pensam em energias alternativas.

Temporada

6

Episódio

10

A Política Agrícola Comum (PAC) para 2023-2027 está a ser definida. Os Estados-membros apresentaram os seus Planos Estratégicos Nacionais no final do ano. Bruxelas está a analisá-los. O momento é de alguma expectativa porque há apenas uma certeza: a Europa vai mudar. Falámos com alguns dirigentes associativos para conhecer a importância da PAC, objetivos do Plano Eestratégico da PAC (PEPAC) e, acima de tudo perceber a relevância do mundo rural.

Neste programa, conhecemos ainda a raça Jarmelista. Com origem no concelho da Guarda, este bovino esteve em risco de extinção. Contudo, alguns criadores insistiram na sua criação e os bovinos jarmelistas são hoje uma raça autóctone protegida.

A terminar, fique a par do que se passou no evento  Sessão + Visita Técnica - Bombagem fotovoltaica regadio: soluções e boas práticas, promovido pela  FENAREG, Universidade de Évora e Associação de Beneficiários do Roxo. O encontro debateu estratégias energéticas para os aproveitamentos hidroagrícolas.